Ação é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Defesa Social

Publicado em 24 de abril de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) institui Plano Municipal de Segurança nas Escolas

A Prefeitura de Itararé (SP), através da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Defesa Social, instituiu, através do Decreto nº 467, de 09 de abril de 2024, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23), o Plano Municipal de Segurança nas Escolas.

Com a finalidade de preservar a segurança no ambiente escolar, a iniciativa tem como objetivo determinar diretrizes e normas de ação para evitar que o ambiente escolar seja exposto à situação de perigo, minimizar os riscos e incorporar padrões de como agir nos casos em que o perigo já está instalado, determinar o papel de cada profissional, construindo uma rede de segurança e proteção sobre os alunos, além de integrar a comunidade, de modo que todos participem ativamente de palestras e treinamentos ministrados pelos órgãos de segurança municipais e estaduais.

Dentre as ações propostas, o Plano prevê a realização de palestras voltadas ao público da comunidade escolar, com a abordagem de temas como bullying, cyberbullying, violência sexual, tráfico e consumo de drogas lícitas e ilícitas, violência doméstica e educação no trânsito. Conforme o documento, as palestras serão ministradas por profissionais de instituições de Segurança, como o promotor de Justiça, delegado de Polícia, conselheiros tutelares, policiais militares e guardas civis municipais.

Conforme o secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Kufta, a instituição do Plano tem como principal objetivo aumentar a cooperação entre escola e GCM. “Com as ações propostas pelo Plano recém instituído, a ideia é aumentar a presença do agente de Segurança no ambiente escolar, atuando de forma preventiva junto aos estudantes, professores, funcionários e comunidade”, explica.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Paula Favier, o Plano concretiza as medidas que já vem sendo tomadas na proteção dos estudantes. “Desde as principais notícias de violência nas escolas nas grandes cidades, tivemos o cuidado de intensificar a atenção e orientações nas escolas do nosso município. Agora, com o Plano devidamente instituído, seguiremos com ainda mais ações, ampliando as atividades de prevenção não só com os alunos, mas com toda comunidade escolar”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a atenção com a segurança escolar é medida recorrente da administração. “Desde o início da nossa gestão, prezamos pela manutenção da ordem e do bem-estar em todos os lugares e, de modo especial, nas nossas escolas. Preservar a integridade e a segurança dos nossos estudantes é uma missão diária, de modo a garantir um ambiente educacional seguro e tranquilo para todos. Com o Plano de Segurança nas Escolas e a positiva parceria entre as Secretarias, traçamos um novo plano de ações para envolver toda a comunidade, desde os alunos, pais, professores e colaboradores”, finaliza.

Saiba mais – O Plano Municipal de Segurança nas Escolas está disponível no Diário Oficial do município, através do link: bit.ly/3WvZmhR