Participaram dos encontros 13 coordenadores pedagógicos da rede Municipal de Ensino

Publicado em 11 de julho de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) investe em capacitação para Alfabetização Matemática e Educação Financeira

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, neste primeiro semestre letivo de 2023, encontros de formação para o ensino de Alfabetização Matemática e Educação Financeira.

Os encontros aconteceram nos dias 10 de março, 14 de abril, 12 de maio e 16 de junho e terão continuidade ainda no segundo semestre. Participaram da formação 13 coordenadores pedagógicos, responsáveis por instruir e orientar os professores nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Um dos materiais abordados é “O Matemática em Jogo” (MAJOG), um projeto desenvolvido no 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste projeto é trazer o lúdico para a sala de aula e tornar a matemática atrativa aos alunos através do jogo, com isso garantir o avanço da aprendizagem em Matemática. Também aconteceram capacitações para educação financeira, com a utilização do Projeto Banco+.

O projeto Banco+ está sendo desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano e aborda a Educação Financeira de modo transversal e interdisciplinar, contemplando e integrando objetos de conhecimento de diferentes áreas.

“A proposta destes dois projetos é auxiliar professores no ensino da Matemática integrando outras áreas do conhecimento, melhorando, assim, o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica a supervisora dos Anos Iniciais, Luciana Becker.

“Ficamos felizes em acompanhar os resultados do trabalho realizado. Sabemos o quanto é importante disponibilizar materiais de qualidade e que irão auxiliar os professores e os alunos”, comenta a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a capacitação continuada é o caminho para garantir a atualização dos profissionais e a qualidade de ensino nas escolas públicas. “Investir em materiais e capacitações é primordial em nossa gestão. Promover um ensino de qualidade a nossos itarareenses é promover o desenvolvimento de cidadãos conscientes para o futuro”, finaliza