Orientação contou com a participação dos coordenadores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 20 de junho de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) lança Projeto Leitura em Ação

A formação foi conduzida pelas assessoras técnicas pedagógicas Nataly Guedes, Marlene Ribeiro e supervisoras da Educação Infantil, Samara Abrahão e Eliara Leite

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (15), mais uma Orientação Técnica para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, responsáveis pela etapa das creches (0 a 3 anos) e da pré-escola (4 a 5 anos), da Rede Municipal de Ensino.
Reconhecendo a importância da leitura na infância, os coordenadores da Educação Infantil, participaram de uma formação especial sobre o Projeto Leitura em Ação. A iniciativa visa fortalecer as práticas de leitura já existentes, promovendo práticas interativas e envolventes que despertem o interesse e o prazer pela leitura nas crianças desde a mais tenra idade.
A formação, conduzida pelas assessoras técnicas pedagógicas Nataly Guedes, Marlene Ribeiro e supervisoras da Educação Infantil, Samara Abrahão e Eliara Leite, contou com uma abordagem metodológica ativa, promovendo indicações literárias, leitura compartilhada, exposições, discussões em grupo e atividades práticas. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes estratégias de leitura, além de uma reflexão sobre a importância da literatura na Educação Infantil.
As supervisoras, Samara Abrahão e Eliara Leite, salientam que o objetivo deste projeto é criar momentos de leitura envolventes, nos quais as crianças possam participar ativamente, interagir com a história e construir o significado junto com professor mediador.
Para a secretária da pasta, Andreia Almeida, “a leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância, os benefícios são muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa”.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a leitura é um pilar fundamental na formação do ser humano. “Sem dúvida, o Projeto Leitura em Ação contribuirá para despertar o interesse e o prazer pela leitura nas crianças desde cedo, proporcionando um impacto significativo em seu desenvolvimento”, finaliza.