Publicado em 26 de abril de 2018
Atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde
Constantemente, grupo sai para passeios e caminhadas promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde
Esta quinta-feira (26) é dedicada ao ‘Dia de Combate à Hipertensão’, usualmente chamada de pressão alta.
Em Itararé (SP), para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes portadores desta doença, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve o ‘Programa Hipertensão e Diabetes’.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Souza, o grupo da terceira idade recebe incentivos a caminhadas e orientações relacionados ao tema. Além disso, os pacientes do Programa passam por consultas regulares, intercaladas entre o médico e enfermeiro e recebem a medicação gratuitamente.
Saiba mais – A hipertensão é caracterizada pela pressão arterial acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de ‘12 por 8’. É uma doença crônica, que não tem cura, mas que pode ser controlada.
Entre os fatores que podem levar a hipertensão estão sobrepeso, obesidade, a má alimentação, principalmente com consumo excessivo de sal, sedentarismo e tabagismo. A idade também está entre os motivos de risco. “Na terceira idade o organismo muda, é comum que os vasos sanguíneos acumulem resíduos aumentando a pressão do sangue no seu interior do corpo”, explica a secretária.
Os principais sintomas da hipertensão são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Em caso de indicativos, deve-se procurar o Posto de Saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço ou dirigir-se a Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Frei Caneca, 1471. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-8160.