Prefeitura de Itararé

Iniciativa, realizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel, fez parte das ações do projeto Educação Viária é Vital

Publicado em 22 de setembro de 2021


Prefeitura de Itararé (SP) promove 1º Encontro de Motoboys

Iniciativa, realizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel, fez parte das ações do projeto Educação Viária é Vital

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu o 1º Encontro de Motoboys.

A iniciativa, idealizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel, como parte das atividades do projeto ‘Educação Viária é Vital’, contou com a presença de proprietários de empresas de entrega e, aproximadamente, 20 motoboys. Participaram, ainda, o sargento da Polícia Militar, Cristiano; o sargento do Corpo de Bombeiros, França; o sargento e instrutor do Tiro de Guerra, Rodrigo Hoppe; o comandante da GCM, Alisson Rivéli; GCM Ribas, além de supervisores de ensino e assessores técnico pedagógicos.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Ana Rosa Pereira Gil, foi abordada a importância do trabalho dos entregadores. “Abrimos ainda espaço para queixas e sugestões, além de debater, junto às autoridades competentes, alguns reajustes que serão feitos na lei de regularização da categoria”, detalha.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, o objetivo da ação era abrir um diálogo entre as organizações públicas e os profissionais. “A educação viária é amplamente abordada nas escolas, porém, é necessário que o ensino ultrapasse as barreiras da sala de aula. Este encontro, muito mais do que um projeto, se tornou um serviço social”, finaliza.

Ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM)

Saiba mais – Desenvolvido através de um convênio com a Fundação MAPFRE, o projeto ‘Educação Viária é Vital’ é trabalhado nas instituições de ensino de maneira integrada às propostas do currículo escolar, apresentando atividades que se conectam às disciplinas e aulas, para que alunos e professores envolvem-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

Além de um curso de capacitação para professores, a Fundação MAPFRE também promove uma competição entre as escolas do país que premia os melhores projetos.

Em 2015, a EM Messias Sodré, foi convidada a apresentar seu projeto em São Paulo. No ano de 2016, a EM Adriano Queiróz Pimentel foi a vencedora do Prêmio Nacional. Em 2017, novamente a escola Adriano se destacou em sua apresentação e, no ano de 2018, a EM Dilermando Marques Martins, juntamente com a EM Ione Maria Marques Martins dos Santos, representou o município no evento em São Paulo. Em 2019, as escolas EM Adriano Queiroz Pimentel e EM Alice Fonseca Braga foram as representantes do município.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados