Evento teve como tema ‘Desenvolvimento Emocional: idas e vindas’
Publicado em 14 de outubro de 2019
O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, prestigiou na última semana o 4º encontro do Curso de Formação Continuada do Atendimento Educacional Especializado ‘Diversidade é para convidar para o baile, inclusão é convidar para dançar!’.
Na ocasião, acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Heliton ressaltou a importância da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino. “A inclusão é um dos temas que fazemos questão de trabalhar na gestão e assim continuaremos a fazer”, destaca.
De acordo com a supervisora Adriana dos Santos e a assessora técnica pedagógica Adriana de Oliveira Corrêa, a cada encontro o feedback tem sido sempre muito positivo dos participantes. “Estamos alcançando com êxito nossos objetivos e promovendo diversas trocas de experiências”, expõem.
Com o tema ‘Desenvolvimento Emocional: idas e vindas’, a iniciativa contou com a participação da psicóloga Karyn Matos Komnicki.
Conforme ela, a proposta foi proporcionar uma reflexão a respeito do aspecto emocional, da importância dele na vida do indivíduo e do quanto influencia no processo de aprendizagem, uma vez que atenção, memória e emoção estão interligados e são a base para a aprendizagem formal. “Cuidar da saúde emocional é fundamental para o bom desenvolvimento da criança contribuindo para a sua evolução em todas as suas fases”, comenta.
Já o 3º encontro, realizado no dia 01 de outubro, contou com o tema ‘Dislexia: será que ele é?’, ministrado pela psicopedagoga Janaína Mayra Oliveira.
De acordo com Janaína, especialistas afirmam que, atualmente, a Dislexia chega a atingir cerca de 15 milhões de brasileiros. As características que essas pessoas apresentam na vida escolar são facilmente confundidas com preguiça ou má vontade da criança, que diante desses pré-julgamentos, tende a responder ao ambiente com alterações no comportamento, agravando as dificuldades na sua vida escolar. “É uma questão que acomete grande prejuízo social efetivo aos indivíduos e assim desperdiça os talentos e potenciais, por essa razão é de suma importância o professor identificar características pontuais ligadas a esse distúrbio de aprendizagem para que, tanto a criança quanto ele, possam receber ajuda e suporte adequados a necessidade que a situação apresenta”, relata.