A ação é de extrema importância, uma vez que o local é atingido por constantes enchentes

Publicado em 28 de setembro de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) promove ações de desassoreamento do córrego Lava Pés

A Prefeitura de Itararé (SP), através da parceria com o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE), realizou a ação de desassoreamento do córrego Lava Pés.

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luís Capelassi, a ação é de extrema importância, uma vez que o local é atingido por constantes enchentes. “Após essa obra, os riscos no local serão minimizados, o que garantirá mais segurança aos munícipes que residem próximos do córrego”, destaca.

Conforme Capelassi, também foram efetuadas obras de controle de solapamentos das margens do rio.

Segundo o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa visa garantir mais saúde a população. “Nossa gestão tem investido em diversas obras de infraestrutura, objetivando não somente a beleza física do local, mas também a qualidade de vida, a segurança e a saúde do povo itarareense”, enfatiza.

Saiba mais – Como explica Capelassi, a ação de desassoreamento consiste em retirar o acúmulo de areia, entulhos, pedras e demais detritos do leito do rio, permitindo, assim o livre fluxo das águas. “Já o solapamento consiste na queda das encostas, provocada pelas erosões das margens dos cursos d’ água. O controle desse fenômeno visa evitar o desabamento de áreas próximas ao córrego”, finaliza.