Participaram da formação profissionais da Rede Municipal e Particular de Ensino

Publicado em 5 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) promove capacitação em Primeiros Socorros e Segurança na Escola

A capacitação contou com a participação do sargento Teixeira e soldado Júnior do Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Coordenadoria Municipal de Cultura, promoveu, na sexta-feira (02), uma capacitação em Primeiros Socorros e Segurança na Escola aos profissionais da Rede Municipal e Particular de Ensino.

O curso, ministrado pelo comandante e sargento Teixeira e soldado Júnior, do Corpo de Bombeiros; e pelo comandante da GCM, Alex Sandro de Oliveira, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores, auxiliares de serviços, técnicos, pais e alunos. Na ocasião, além de aprender sobre práticas de auxílio imediato e emergencial, procedimentos básicos e manobras de desengasgamento, ronda escolar, os participantes puderam esclarecer dúvidas referentes a algumas possíveis situações.

Conforme a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, a ação vai ao encontro da Lei 13.722/2018, conhecida como lei Lucas, que determina que as instituições públicas e privadas da Educação Básica devem capacitar professores e funcionários para prestarem primeiros socorros quando necessário.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é de suma importância preparar cada vez mais os profissionais. “Esse treinamento não apenas retrata o cumprimento à Lei Lucas, mas também reforça nosso compromisso com a proteção e o bem-estar de nossos alunos, professores e funcionários. É uma honra ver tantos profissionais dedicados participando ativamente desta iniciativa, o que demonstra a seriedade e a importância que todos nós damos para a segurança em nossas escolas. Agradecemos especialmente pela rica contribuição empenhada pelos representantes das forças de segurança pública de nossa cidade, comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Teixeira e ao comandante da nossa GCM, Alex Sandro de Oliveira, e a todos os envolvidos neste projeto que, com certeza, fará uma grande diferença na vida diária de nossa comunidade escolar”, finaliza.

Lei Lucas – Sancionada em outubro de 2018, a lei Lucas foi criada para homenagear o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola.

A iniciativa determina que profissionais da área de Educação Básica sejam capacitados de forma a agir rápida e adequadamente em situações de emergência junto ao corpo discente. As normas estabelecidas também são válidas para espaços de recreação infantil.