Publicado em 6 de maio de 2025

Parceria entre municípios busca transformar potencial turístico em oportunidade de desenvolvimento econômico regional
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou na última segunda-feira (5), o Encontro Regional de Turismo. O evento reuniu representantes das cidades de Itararé, Itapeva (SP) e Bom Sucesso de Itararé (SP) para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor turístico na região.
Com a presença de autoridades regionais, o encontro contou com a participação do secretário de Turismo de Itapeva, Samir, do coordenador de Turismo José Luz Resende e do coordenador de Meio Ambiente Paulo. Bom Sucesso de Itararé foi representado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jeferson, e pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Otávio.
O prefeito de Itararé, João Fadel Filho, esteve presente na abertura do evento, acompanhado por membros da equipe da administração municipal, incluindo o secretário de Administração, Luiz Carlos Fernandes; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edilson Moraes; a secretária de Agricultura, Patrícia Lima; o coordenador de Meio Ambiente, Luis Capelassi; a agrônoma Daniele Wesgueber e o chefe de setor Alan Regis.
A programação foi conduzida por representantes da Fundação Florestal, Rodrigo Victor, Donizete e Pedro, que abordaram temas como a criação de unidades de conservação nos Cânions Paulistas, ICMS Ecológico, desenvolvimento do turismo regional e assessoria técnica às prefeituras.
Durante sua fala, o prefeito João Fadel destacou a importância do turismo como vetor de crescimento econômico. “Apostar no setor turístico é investir no futuro do desenvolvimento econômico e na geração de novos empregos. Essa é uma das propostas de campanha que já estamos colocando em prática. Com a parceria das cidades vizinhas, que compartilham do mesmo potencial – como as belezas naturais, gastronomia e o artesanato local – iremos crescer juntos”, afirmou.
O encontro reforçou o compromisso das cidades participantes com a cooperação regional e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao turismo sustentável, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da economia local.
