A palestra visava, principalmente, orientar os produtores a fim de evitar erosões laminares e esgotamento

Publicado em 28 de setembro de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) promove palestra sobre boas práticas agrícolas para a conservação do solo

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, tem efetuado diversas ações de conscientização quanto a conservação da natureza. Uma delas foi a capacitação de pequenos agricultores sobre boas práticas agrícolas para a conservação do solo.

De acordo com o coordenador da pasta, Luís Capelassi, a palestra, realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), visava, principalmente, orientar os produtores sobre a conservação do solo nas propriedades, evitando erosões laminares e esgotamento. “É importante que os agricultores se atentem a medidas preventivas para evitar esses fatores, que podem causar a diminuição da fertilidade e, consequentemente, da produção”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa objetifica auxiliar ao produtor rural e ao meio ambiente. “Nossa gestão tem se dedicado a ajudar o homem do campo. Através dessas atividades, poderemos colaborar com o conhecimento necessário não somente para a produção de seu sustento, mas também para o cuidado com a natureza”, enfatiza.

Erosão laminar e esgotamento – Conforme Capelassi, a erosão laminar consiste na lavagem dos solos pela água das chuvas ou pelos ventos, o que acarreta na perda camada superficial de sedimento. “Já o esgotamento, como o próprio nome sugere, é o resultado do esgotamento de nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Com o passar do tempo o solo vai perdendo os nutrientes e ficando incapaz de nutrir a lavoura”, finaliza.