Atividades aconteceram nos dias 21 e 23 de maio

Publicado em 6 de junho de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) promove Semana Municipal da Primeira Infância e Semana Mundial do Brincar

A atividade envolveu mais de 230 profissionais da área da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na semana do dia 20 de maio, a Semana Municipal da Primeira Infância, instituída através do Decreto 462, de 22 de março de 2024 e a Semana Mundial do Brincar.

O evento, que este ano teve como tema “O Direito de Brincar de Todas as Crianças”, contou com a parceria da empresa Movimenta e do Movimento Articulado Aliança pela Infância. As oficinas, conduzidas pelo palestrante Cristiano dos Santos, foram realizadas nos dias 21 e 23 de maio, envolvendo mais de 230 profissionais da área da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, os quais trabalham com crianças de zero a cinco anos de idade.

Durante as oficinas os participantes vivenciaram muitas brincadeiras e refletiram sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. As brincadeiras também foram realizadas nas unidades escolares, comemorando a Semana Mundial do Brincar, que aconteceu do dia 25 a 2 de junho.

A Supervisora Escolar e representante do Comitê Gestor de Políticas Públicas para a Primeira Infância, Samara Abrahão, comenta que o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade é de extrema importância na vida das crianças. “É nessa fase que se desenvolvem as estruturas e os circuitos cerebrais e, por consequência, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas, essenciais na vida adulta. Por isso, o investimento e desenvolvimento do brincar nessa faixa etária é essencial”, destaca.

A secretária municipal de Educação e Desenvolvimento Social, Maria Paula Favier, comenta que “a Prefeitura de Itararé tem realizado diferentes ações envolvendo esse trabalho intersetorial entre Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, visando sempre o desenvolvimento integral das nossas crianças”.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, outras ações referentes ao cuidado com as crianças da primeira infância também estão previstas para acontecer em outras épocas do ano, firmando o compromisso da gestão municipal com essa fase tão importante na vida do ser humano. “Acreditamos também que esta iniciativa vem ao encontro do trabalho já realizado pela Prefeitura e que pode contribuir no aprimoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância”, finaliza.

Saiba mais – A Semana Municipal da Primeira Infância compõe o calendário oficial da cidade de Itararé e a partir do ano de 2024, será realizada anualmente na semana do dia 20 de maio, com o objetivo de promover uma reflexão na sociedade sobre a valorização dos cuidados na primeira infância.