Estrutura, que marca a divisa entre São Paulo e Paraná, recebeu pintura com o brasão dos estados

Publicado em 7 de junho de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) realiza benfeitorias em ponte de divisa dos Estados no Parque da Barreira

A autoria da obra contou com o talento do funcionário Amilton Silva

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, realizou, na última semana, a pintura da ponte sobre o rio Itararé na Gruta da Barreira.

A autoria da obra contou com o talento do funcionário Amilton Silva, que usou da sua arte para trazer novas cores ao Parque Ecológico da Barreira.

Conforme o coordenador municipal de Turismo, Marco Antônio Pereira, a ideia de chamar o servidor da Agricultura para executar a obra veio do conhecimento da sua habilidade e destreza nos trabalhos que desempenha há anos. “É um privilégio, aos olhos do turista, chegar ao Parque da Barreira, ver essa arte e ter essa noção de localização geográfica”, destaca.

A ponte sobre o rio Itararé do Parque Ecológico da Barreira tem uma importância histórica muito grande. Foi por ali que nos séculos XVIII, XIX e XX passaram os tropeiros e seus muares em direção à Feira de Sorocaba. Por muitos anos a ponte sobre o Itararé foi a única ligação Rodo-Ferroviária com o sul do Brasil.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a obra destaca o importante marco que a ponte carrega. “Itararé tem uma localização geográfica que, por si só, a torna um atrativo turístico de respeito.É sobre a ponte da Barreira que temos o limite dos municípios de Itararé e Sengés; a divisa dos estados São Paulo e Paraná e a divisão das regiões Sudeste e Sul. Essa arte de pintura vem para somar à beleza do Parque, verdadeiro advento de união com nossos vizinhos paranaenses”, enfatiza.