Treinamento teve como objetivo principal o aproveitamento integral dos alimentos e desperdício zero

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) realiza capacitação a merendeiras da rede municipal de Ensino

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no último dia 16, uma ampla capacitação a todas as merendeiras da rede municipal de Ensino. O treinamento teve como objetivo principal o aproveitamento integral dos alimentos e desperdício zero nos processos de preparo.

A ação contou com apresentação de receitas saudáveis, diferentes cortes e vários modos de apresentar o mesmo alimento de diversas formas e preparações ao aluno e assim, incentivar uma alimentação mais variada e saudável, buscando incentivar os bons hábitos alimentares dos estudantes.

Além do preparo convencional, a equipe de Nutrição da Secretaria abordou também com as merendeiras o atendimento dos alunos com restrições e alergias alimentares. O tema foi apresentado com explicações de como o organismo de um indivíduo se comporta nesses tipos de doença e alergia, suas manifestações no corpo e quais alimentos podem ser ofertados para que o aluno mantenha suas necessidades atendidas sem perigo a sua saúde no ambiente escolar.

Encerrando o ciclo de palestras, as servidoras receberam orientações sobre as normas de higiene e condições sanitárias de boas práticas de manipulação para uma refeição segura e livre de contaminantes, bem como cuidados para prevenção de acidentes dentro da cozinha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a capacitação é essencial em todos os setores. “Uma das prioridades de nossa gestão é promover a capacitação efetiva e contínua em todos os segmentos. O treinamento permite que tenhamos servidores atualizados e preparados para desempenhar suas funções com extrema eficácia. Quando falamos de preparo dos alimentos dos nossos estudantes, não seria diferente. Seguimos capacitando e formando nossa equipe para que nossos alunos tenham acesso a uma merenda escolar nutritiva e saudável”, finaliza.