Participaram da ação os agentes da Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Serviços Municipais

Publicado em 19 de junho de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) realiza força-tarefa e presta apoio em combate de incêndio de grande proporção na SP-258

O incêndio começou após o capotamento de uma carreta carregada de resina. Créditos da imagem: Kaique Fernandes Rosa

A Prefeitura de Itararé (SP), através das Secretarias Municipais de Defesa Social e de Serviços Municipais, na noite da última terça-feira (18), prestou apoio ao combate de incêndio de grande proporção, ocorrido na rodovia Francisco Alves Negrão, a SP-258.

O incêndio começou após o capotamento de uma carreta carregada de resina e ganhou grande proporção, atingindo uma ampla área de mata nas proximidades da rua das Flores.

Participaram da força-tarefa, em apoio ao Corpo de Bombeiros do município, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), na sinalização da via e acionamento dos órgãos competentes, como a concessionária responsável pelo trecho, CCR; a Polícia Militar Rodoviária, e a Secretaria de Serviços Municipais.

A Secretaria de Serviços Municipais compareceu ao local, disponibilizando caminhões-pipa da frota do município para auxiliar no controle das chamas, carga de pó de serra para eliminar a umidade da pista, além de maquinário para a remoção dos restos da carga e do caminhão que foi consumido pelo fogo.

Acompanhando as equipes, estiveram presentes no local, o secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Kufta, que, representando a Defesa Civil, realizou a avaliação dos danos e consequências do ocorrido para o Meio Ambiente e para a população local; e o secretário de Serviços Municipais, Marcelo Zanetti, que participou das ações operacionais junto aos servidores.

O apoio das Secretarias perdurou até às 3h da manhã, horário em que as chamas já haviam sido controladas e a rodovia liberada.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a estruturação das Secretarias é indispensável para ações como essa. “Os investimentos em capacitação e estrutura material para nossas Secretarias é tão significativa que, em ocorrências como essa, conseguimos unir forças e atuar pontualmente junto aos órgãos responsáveis para um controle efetivo da situação, evitando danos que poderiam ser ainda maiores”, finaliza.