Encontro teve, entre outros, o objetivo de analisar as obras aprovadas pelo MEC
Publicado em 23 de agosto de 2019
Encontro teve, entre outros, o objetivo de analisar as obras aprovadas pelo MEC
Na quarta-feira (21), a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal da Educação, realizou duas novas orientações técnicas aos educadores de Matemática e de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental.
O encontro teve por objetivo sistematizar as ações da Secretaria junto aos professores.
Sob a supervisão do assessor técnico pedagógico de Matemática, Elison Santos, os educadores também analisaram as obras aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) disponíveis no Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
Conforme Elison, eles examinaram várias coleções e puderam interagir entre eles, observando mudanças de obras já conhecidas e conhecendo outras. “A escolha do material didático deve ser feita com muita responsabilidade”, aponta.
Na ocasião, os docentes também receberam um plano de aula sobre função (9º ano), para que o educando possa compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Segundo o assessor, é pertinente um novo olhar ao abordar os objetos de conhecimento em sala de aula. “O encaminhamento metodológico e a sequência didática são elementares para o desenvolvimento das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Preocupar-se com a maneira com que essas habilidades serão desenvolvidas é um caminho favorável para o processo de aprendizagem dos alunos”, detalha.
Já na orientação técnica de Língua Portuguesa, o principal conteúdo abordado foi o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os educadores discutiram os objetivos e principais mudanças do Sistema para 2019, ainda falaram sobre a matriz de referência do Sistema: temas e descritores do 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a assessora técnica pedagógica da disciplina, Andreia Almeida, a avaliação têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil.
Durante o encontro, os professores também analisaram as obras aprovadas pelo MEC.