No total, 60 famílias estão sendo beneficiadas com o projeto
Publicado em 25 de setembro de 2019
Prefeito fez a entrega simbólica para os representantes do VICC
O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, entregou na tarde de terça-feira (24) os primeiros alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal.
No total, 60 famílias estão sendo beneficiadas com o projeto, que é inédito na região e incentiva a agricultura familiar.
Na ocasião, o prefeito fez a entrega simbólica para os representantes do VICC e, depois de encerrada a solenidade, realizou uma vistoria nos alimentos.
Em discurso, emocionado, o agricultor Sérgio da Silva Conceição agradeceu ao prefeito por todo o suporte que vem sendo oferecido ao homem do campo, em especial pela construção do poço artesiano que, de fato, tem transformado a vida deles. “Com esse recurso, estamos com mais esperança. Podemos produzir mais alimentos. Se formos bem lá, a zona urbana vai bem aqui também”, apontou.
Os alimentos adquirido atendem a diversas entidades, entre elas a Santa Casa. Na ocasião, o interventor da entidade, Orlando Nunes, elogiou o projeto. “É uma ação que beneficia os dois lados e colabora para o desenvolvimento de uma cidade cada vez melhor”, disse.
Para o prefeito, o suporte dado pela gestão é o diferencial do projeto. “Fazemos questão de investir no nosso produtor rural, para que ele aproveite mais da produção e receba o que é de direito. O trabalho em conjunto tem dado excelente resultado”, destacou.
“A alegria em transformar positivamente a vida de tantas pessoas é imensurável”, finalizou.
PAA Municipal – O programa, regido pelo decreto municipal nº 12, de 8 de fevereiro de 2019, tem como principal objetivo incentivar a agricultura familiar, fomentando à produção e o consumo sustentável.
Participam do projeto 60 famílias, selecionadas por meio de um chamamento público, conforme critérios pré-estabelecidos em edital.
De acordo com o chefe do Executivo, elas recebem um incentivo de aproximadamente R$ 4 mil ao mês para que possam sustentar e manter-se no campo de maneira digna.
Os produtos adquiridos serão destinados à munícipes em situação de vulnerabilidade, abastecimento da rede socioassistencialista da Prefeitura e da Rede Pública de Ensino.
Conforme o secretário municipal de Agricultura, Jerônimo de Almeida, os agricultores receberam capacitação sobre planejamento de produção e, a partir disso, realizaram o plantio conforme um cronograma montado em conjunto com a Secretaria. Os insumos provenientes do projeto beneficiarão cerca de 11 instituições do município
Segundo ele, a iniciativa é inédita não somente no município e região: Itararé é a segunda cidade em todo Estado a implantar o PAA.