60 famílias rurais e 11 instituições da cidade são beneficiadas com o projeto
Publicado em 12 de setembro de 2019
60 famílias rurais e 11 instituições da cidade são beneficiadas com o projeto
No sítio do agricultor Sérgio da Silva Conceição, os tomates, abobrinhas, repolhos e beterrabas já estão quase no ponto para serem colhidos. O produtor, morador da zona rural de Itararé (SP), é um dos participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal e, em breve, realizará a primeira entrega de produtos à Prefeitura.
A propriedade de Sérgio foi uma das visitadas pelo secretário da Pasta, Jerônimo de Almeida, e equipe, durante uma vistoria técnica, realizada na quarta-feira (11) às fazendas contempladas pela iniciativa.
Conforme o secretário, os agricultores receberam capacitação sobre planejamento de produção e, a partir disso, realizaram o plantio conforme um cronograma montado em conjunto com a Secretaria. Os insumos provenientes do projeto beneficiarão cerca de 11 instituições do município
Para Sérgio, as ações da gestão tem gerado impacto positivo. “Com o curso, aprendi a primeiro procurar um comprador para depois produzir o produto, não ao contrário, como costumava fazer. Hoje temos garantia: garantia de água na torneira através da construção dos poços artesianos e de renda no final do mês, através do PAA”, destaca.
De acordo com chefe do Executivo itarareense, Heliton do Valle, são relatos como esse que inspiram a fazer sempre mais em prol do homem do campo. “Trabalhamos duro em prol de nossa população. Nossa gestão continuará lutando para beneficiar o pequeno produtor, buscando sempre fazer o melhor por quem mais precisa”, enfatiza.
PAA Municipal – O programa, regido pelo decreto municipal nº 12, de 8 de fevereiro de 2019, tem como principal objetivo incentivar a agricultura familiar, fomentando à produção e o consumo sustentável.
Participam do projeto 60 famílias, selecionadas por meio de um chamamento público, conforme critérios pré-estabelecidos em edital.
Os produtos adquiridos serão destinados à munícipes em situação de vulnerabilidade, abastecimento da rede socioassistencialista da Prefeitura e da Rede Pública de Ensino.