Jovem presenteou prefeito com uma cópia do livro

Publicado em 7 de agosto de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) recebe historiadora que pesquisou sobre a influência tropeira no município

Beatriz presenteou o prefeito, Heliton do Valle, com uma cópia do livro

É praticamente impossível falar sobre o surgimento das cidades que compõem a região de Itararé (SP) sem citar a participação do tropeirismo no processo. A relação entre município e a cultura tropeira é tão íntima que se estende à culinária, vocabulário e aos costumes. Foi então, pensando em estudar essas tradições que se mantém vivas até hoje, que a itarareense Beatriz de Fátima Maria dedicou seu trabalho de conclusão do curso de História à pesquisa desse tema.

Conforme Beatriz, formada pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ), a busca por fontes para iniciar o trabalho foi um grande desafio, uma vez que a bibliografia sobre o assunto é muito escassa.

De acordo com a historiadora, após muita procura, decidiu ela mesma realizar um levantamento da memória oral dos munícipes. “Com base nos livros que encontrei, iniciei um processo de entrevista com alguns dos moradores mais antigos de Itararé e Bom Sucesso de Itararé (SP). Após nove meses de trabalho, essa monografia é apenas um início de um projeto de resgate histórico muito maior”, destaca.

Para prefeito, Heliton do Valle, é uma grande felicidade ver jovens interessados em preservar o passado do município. “Fiz questão de recepcionar essa jovem estudante pessoalmente para lhe dar os parabéns. Nossa cidade é muito rica em história e, através do livro que recebi de presente de Beatriz, pude ver a dedicação e o ímpeto dela em preservar isso. É, de fato, um grande exemplo para a juventude de nossa cidade”, enfatiza.

Saiba mais – A monografia de Beatriz, intitulada ‘A influência cultural do tropeiro no sertão do vale do Itararé’ foi disponibilizada gratuitamente pela autora através do site da Prefeitura, por meio do link: bit.ly/2XWU5hP.