O uso de preservativos é o meio mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) reforça a importância da prevenção contra coronavírus e ISTs durante o Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os preservativos podem ser retirados gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde.

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da prevenção contra a covid-19 e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) neste Carnaval.

Como mostram os boletins divulgados semanalmente, o vírus continua circulando, o número de casos continua aumentando e, assim, a prevenção continua sendo primordial. Os cuidados já conhecidos como o uso de máscara e álcool gel devem ser mantidos em todos os ambientes.

O alerta vale também para evitar as ISTs. Segundo o Ministério da Saúde, o preservativo é o meio mais eficaz no controle de infecções entre a população sexualmente ativa, como o HIV, sífilis e gonorreia.

De acordo com o último boletim epidemiológico do HIV/Aids, emitido pelo órgão, o vírus do HIV cresce mais entre os jovens brasileiros, na faixa etária de 20 a 34 anos, o que representa 52,7%.

A Secretaria Municipal de Saúde informa, ainda, que os preservativos podem ser retirados gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde.