Publicado em 22 de março de 2018
Diversos setores atuam juntos para a conservação da água na cidade
Crianças recebem orientações para não desperdiçarem água
Hoje (22) é o ‘Dia Mundial da Água’, recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Preocupada com o desperdício deste bem, a Prefeitura de Itararé (SP) busca conter os gastos.
Segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, a cidade conta com um sistema de monitoramento de gasto de águas, fiscalizado pela Secretaria Municipal de Administração. “Quando é verificada uma alteração, que significa desperdício ou vazamento, o setor responsável é acionado e o problema solucionado”, conta.
Para o prefeito, Heliton do Valle, preservar hoje é a melhor forma para se ter este bem no futuro. “Neste mês terminaremos a implantação da geomembrana na nova célula do aterro sanitário. Com isso impedimos a contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume”, explica.
A Educação também está comprometida com a preservação da água.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, além das palestras sobre o uso sustentável da água, coordenadas pelo assessor técnico pedagógico de Ciências, professor Cesar Augusto Rodrigues que estão acontecendo durante este mês aos alunos, o tema já vinha sendo abordado com ênfase no ano passado.
“Ensinar a usar com consciência a água é algo que as crianças aprendem na escola e passam para os pais em casa, isso multiplica o número de pessoas economizando e cuidando do meio ambiente”, finaliza Ana.