Pedido foi feito pelo prefeito, Heliton do Valle, pessoalmente ao secretário estadual de Segurança Pública

Publicado em 19 de junho de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) solicita operação entre polícias de São Paulo (SP) e do Paraná (PR)

Com foco na melhoria da segurança pública para Itararé (SP), na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito, Heliton do Valle, solicitou ao secretário de estado da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, a realização de uma operação integrada entre o município e o Paraná (PR). O pedido foi feito pessoalmente em São Paulo (SP).

Conforme Heliton, a iniciativa é de suma importância, uma vez que Itararé faz parte da fronteira entre os estados. “O tráfego é intenso nas nossas rodovias ao redor e queremos, além de diminuir, evitar qualquer tipo de ação que possa causar insegurança na cidade”, enfatiza.

Na oportunidade, Heliton e o general conversaram também sobre a possibilidade da instalação do sistema Detecta em Itararé. “A disponibilização do equipamento aumentaria a segurança local, melhorando e ampliando o sistema de monitoramento que já temos e nos interligando ao sistema estadual”, cita.

Saiba mais – O Detecta é um sistema inteligente de monitoramento criminal implantado pelo Governo do Estado de São Paulo. Além do monitoramento das câmeras, o Detecta reúne o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Estão integrados ao sistema os bancos de dados das Polícias Civil e Militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran. Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se estão com os documentos em ordem, de foram furtados, roubados ou clonados. Também são utilizadas nas operações policiais, as imagens de câmeras particulares, que são analisadas e triadas pelos funcionários das empresas. As imagens relacionadas com ocorrências policiais são enviadas para o banco de dados na forma de alertas. Elas são gravadas e armazenadas onde foram registradas e podem ser requisitadas em caso de ação policial ou militar.