Publicado em 13 de março de 2015

Prefeitura e Sindicato Rural de Itararé oferecem curso de Turismo Rural

Publicado em: 13 de março de 2015 às 13:27

A Prefeitura de Itararé através da Coordenadoria de Turismo e Secretaria de Agricultura, e em parceria com o Sindicato Rural e SENAR promoverão, no mês de abril, o curso de Monitoria na Propriedade de Turismo no Meio Rural.

O curso será ministrado por instrutores do SENAR, cujo tema aborda a atividade turística no setor rural. O público alvo é àquele que se identifica com o segmento e pretende se profissionalizar no setor.

Essa parceria pretende qualificar os serviços oferecidos pela recepção turística no município e também agregar valor ao trabalho do campo. No município e região, a visitação turística tem aumentado e algumas propriedades rurais estão tendo destaque nesse processo de desenvolvimento econômico com almoços, jantares, cafés coloniais, doces e queijos artesanais entre outros.

Outras atividades como passeio a cavalo, pescaria e caminhadas campestres complementam o lazer do turista no campo. A pousada é outro processo que poderá acomodar melhor os visitantes que procuram o turismo rural para vivenciar o dia a dia do homem do campo.

“O meio rural passa por grandes transformações, principalmente nas relações de produção e trabalho, decorrentes do processo de intensificação da globalização e modernização da agricultura. Nesse processo, as atividades agropecuárias vêm enfrentando problemas, como a desagregação das formas tradicionais de articulação da produção e uma desvalorização gradativa em relação a outras atividades, levando à busca de novas fontes de renda que gerem a dinamização econômica dos territórios rurais”, definiu a Coordenadoria de Turismo.

Ainda para o Ministério do Turismo “ao mesmo tempo, a sociedade vem descobrindo a importância ambiental e o valor estratégico de manutenção da paisagem rural, e passa a tratar rios, fauna e flora como elementos essenciais para o ser humano. Este contexto tem propiciado a revalorização do modo de vida e o surgimento de novas funções econômicas, sociais e ambientais para o espaço rural, permitindo ao agricultor novas maneiras de garantir sua permanência no campo”.

turismo1

turismo 2