Publicado em 22 de fevereiro de 2017

Prefeitura faz parceria nas áreas de educação, cultura e turismo

Projeto beneficiará alunos do curso de História da Fafit e contribuirá com patrimônio histórico do município

A Prefeitura de Itararé (SP) firmou na última semana mais uma importante parceria que reforçará os segmentos de educação, cultura e turismo, além de contribuir com o patrimônio histórico do município.

A nova parceira deste projeto é com a Faculdades Integradas de Itararé (Fafit) que através da Coordenadoria de Cultura e Turismo poderá oferecer aos alunos do curso de História aulas práticas no Museu Histórico Camilo de Mello Pimentel.

Para oficializar a cooperação estiveram reunidos o coordenador de Cultura, Alisson Riveli; o coordenador de Turismo, Edilson Moraes, o diretor acadêmico da instituição, Marcus Vinicius Gonçalves, o professor de história, Marcus Vinícius do Nascimento e alunos do curso.

Na ocasião ficou acordado que os acadêmicos terão aulas práticas no museu e há um projeto que visa o plantão de estudantes nos fins de semana, o que favorecerá a ampliação do número de visitas, principalmente de turistas.

“É uma iniciativa inédita e que permitirá com que o museu fique mais tempo aberto, as peças serão organizadas e catalogadas de forma adequada, registrando os fatos históricos de forma cronológica da época que elas fizeram parte”, relata Riveli.

O Museu Histórico foi criado em 27 de agosto de 2015 e hoje conta com um acervo de artefatos indígenas, peças da época do tropeirismo, arquivo fotográfico da revolução de 1932, entre outros.

De acordo com Moraes, a parceria ainda prevê a implantação de monitores com linguagem apropriada em museologia: “Será criado roteiro de visitas de acordo com a idade e isto facilitará a comunicação e o entendimento dos fatos históricos, além de despertar o interesse na formação de nosso município”.

Os amantes de história podem conhecer o Museu Histórico Camilo de Mello Pimentel através de visitas pré-agendadas por enquanto, na Coordenadoria de Turismo, na rua XV de Novembro, 56, ou na Coordenadoria de Turismo, na rua XV de Novembro, 69, no centro de Itararé. Mais informações, ligue no 15 3532-8000 ou 3531-1749.