Ação teve como tema ‘O desemparedamento da infância’

Publicado em 1 de novembro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) realiza orientação técnica da Educação Infantil no Parque Linear Fábio Alves Veiga

Os 22 coordenadores participantes puderam experienciar uma trilha de sensações e investigar elementos da natureza

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na quinta-feira (27), uma orientação técnica para coordenadores da Educação Infantil, creches e pré-escola.

A ação, que aconteceu no Parque Linear Fábio Alves Veiga, teve como tema “O desemparedamento da infância”, visando criar condições favoráveis para que as crianças cresçam em contato com a natureza, reconhecendo o brincar livre como intrínseco à infância, incentivar ações e partilhar sugestões de atividades ao ar livre.

Ação aconteceu sob orientação das assessoras técnicas Marlene Ribeiro e Nataly Guedes

Sob a orientação das assessoras técnicas Marlene Ribeiro e Nataly Guedes, os 22 coordenadores participantes puderam experienciar uma trilha de sensações e investigar elementos da natureza que possam ser utilizados como apoio pedagógico e como brinquedos não estruturados para as crianças da Educação Infantil.

Para a supervisora de ensino, Samara Abrahão, o convívio com o meio ambiente na infância, especialmente por meio do brincar livre, ajuda a fomentar a criatividade, desenvolver a autonomia, a capacidade de tomar decisões e de resolver conflitos.

Orientação aconteceu no Parque Linear Fábio Alves Veiga

A também supervisora, Eliara Leite, acrescenta ainda que, assim como o desemparedamento das crianças é importante, o desemparedamento dos educadores em formação é crucial.”As atividades de sensibilização, investigação e de experimentação podem e devem ganhar espaço crescente nas formações dos docentes, que podem ser realizadas num piquenique, nos espaços da escola ou em parques da cidade”, detalha.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, é fundamental que as crianças possam brincar com e na natureza. “Garantindo, assim, os direitos de aprendizagens e fortalecendo seu vínculo positivo com a vida”, finaliza.

Iniciativa tem como objetivo criar condições favoráveis para que as crianças cresçam em contato com a natureza