Publicado em 10 de novembro de 2014

Prefeitura realiza Semana da Saúde Bucal nas escolas municipais

Publicado em: 10 de novembro de 2014 às 12:18

Com 5.200 atendimentos em odontologia realizados em média por mês, a Secretaria de Saúde através da Coordenadoria de Saúde Bucal realiza, entre os dias 7 e 14, a Semana da Saúde Bucal em toda a rede municipal de ensino.

A ação teve início no dia 30 de outubro com o Show Riso, cuja participação foi de mais de 1200 alunos entre 6 e 7 anos. O evento é interativo e através de uma peça teatral as crianças aprendem sobre a importância da escovação para higiene bucal.

Durante o período da Semana de Saúde Bucal um dentista e mais dois auxiliares vão até as escolas e coordenam a escovação supervisionada buscando a identificação de placa bacteriana. Os profissionais também promovem palestra educativa sobre prevenção para as crianças, e no final todas recebem uma escova dental nova.

Segundo a Coordenadoria de Saúde Bucal a expectativa é de que 4.563 alunos do ensino fundamental I, com idade entre 5 e 12 anos, participem do programa.

As escolas atendidas são Eugênio Dias Tatit, Ione Maria M. M. Santos, Maria Olivia de Mello, Vicentina Ferreira Braga, Maria da Silveira Vasconcellos, Maria Ap. dos Santos Brigola, Maria de Jesus Klocker Camargo, Newton Marques, Adriano Pimentel, Alice Fonseca Braga, Rosemari L.F. Brigola e Messias Sodré.

MSilveira 2

Consultório Odontológico

A Prefeitura de Itararé disponibiliza 12 consultórios odontológicos, que atendem nas especialidades de clínica geral, odontopediatria, cirurgia oral, periodontia, endodontia e prótese. Os atendimentos são feitos em sete escolas do município, sendo na Maria de Jesus Klocker Camargo Eugênio Dias Tatit, Vicentina Ferreira Braga, Ione Santos, Maria Olivia de Mello, Maria da Silveira Vasconcellos e Newton Marques. Nas escolas e bairros que não têm consultório o atendimento é realizado no Centro Odontológico, que fica na sede da Secretaria de Saúde.

Os Postos de Saúde da Vila Santa Terezinha, Jardim Alvorada e Novo Horizonte contam com atendimento diário no período integral. A prefeitura também disponibiliza atendimento no Posto de Saúde do Cerrado, que atende todos os bairros rurais e na APAE o atendimento odontológico acontece duas vezes na semana.