Publicado em 6 de fevereiro de 2017

Prefeitura traz para Itararé a peça infanto-juvenil ‘O Inimigo’

O espetáculo tem direção de Val Pires da Cia Vagalum Tum Tum e Doutores da Alegria. Entrada gratuita

Para abrir 2017 a Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria de Cultura traz para o município a peça infanto-juvenil ‘O Inimigo’, um espetáculo da República Ativa de teatro, com direção de Val Pires da Cia Vagalum Tum Tum e Doutores da Alegria.

A apresentação será no dia 10 de fevereiro, no Teatro Sylvio Machado (rua XV de Novembro, 56), com duas sessões, uma às 15h e outra às 20h. A entrada é gratuita.

O coordenador de Cultura, Alisson Riveli destaca que a peça abre oficialmente a agenda cultural do município. “É um teatro voltado para o público infanto-juvenil, mas que atrai os pais. Temos percebido um aumento de público no teatro e por isto este ano reforçaremos estes eventos. Lembrando também que em breve divulgaremos a agenda de eventos do Circuito Cultural Paulista, Pontos Miss e Abaçaí”.

O Inimigo – Neste espetáculo, a Cia traz uma pertinente reflexão sobre nossos tempos atuais, usando como metáfora as incoerências de uma guerra.

“Em meio a uma guerra, em algum lugar que poderia ser um deserto, há dois buracos. Nos buracos, dois soldados. Eles são inimigos.” Assim começa a intrigante história desses personagens. Cada qual defendendo sua causa, eles foram condicionados a seguir as regras que estão em seu Manual de Guerra, a fim de vencer a crueldade e maldade do oponente. Exaustos pela batalha e presos em seus “mundos”, eles começam a se questionar sobre a vida, as consequências da situação e até sobre os motivos que os levaram até ali. Todo o enredo se concentra numa questão simples que intriga adultos e crianças: afinal, quem é o inimigo?

O Inimigo estreou em 2016 no Centro Cultural São Paulo, e foi contemplado pelo Edital do ProAC 2016 (Programa Ação Cultural – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado de São Paulo). Este é o sexto espetáculo de repertório da Republica Ativa de Teatro, que nesse ano de 2016 completou 10 anos de estrada, buscando sempre trazer questões pertinentes ao Universo Infantil.

O Inimigo © Cacá Bernardes (46)