Publicado em 13 de dezembro de 2013
Mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi realizada em Itararé, quando 419 estudantes do ensino fundamental receberam o certificado de participação, reafirmando o compromisso de permanecerem longe das drogas e da violência. O programa também entregou medalhas para os melhores alunos de cada turma.
A cerimônia foi realizada Clube Atlético Fronteira e contou com a presença de autoridades civis e militares,o mascote do programa, além de pais e alunos.
Foi um momento marcado por grande emoção, vivenciado por alunos, pais, professores, policiais e todos os convidados. Numa ação que representa a esperança e o desejo de melhores dias para a sociedade itarareense.
As escolas participantes neste segundo semestre foram: E.M. Profª Maria Aparecida Santos Brigola, E.M. Maria da Silveira Vasconcelos, E.M. Presidente Juscelino K. de Oliveira e E.M. Vicentina Ferreira Braga.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com quatro currículos: Proerd séries iniciais, para crianças de pré-escola ao 4º ano, Proerd para alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental e Proerd para Pais/Comunitário.
O Programa é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.
Em Itararé o programa existe há cerca de 10 anos.