Publicado em 24 de março de 2017

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia projetos e entidades sociais

Semanalmente são entregues cestas de frutas e hortaliças fresquinhas

Os cuidados com as famílias carentes de Itararé (SP) recebem dia a dia reforço através da adesão a programas que contribuem com o desenvolvimento social. Alimentação é um dos fatores mais importantes na qualidade da saúde, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa de Aquisição de Alimentos, iniciou a distribuição de frutas e hortaliças.
Por semana são distribuídas cerca de 80 cestas com estes produtos para famílias em situação de risco social, assim como para as entidades. Os beneficiários são idosos e mulheres que participam dos grupos de convivência dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras) da Vila Novo Horizonte e Parque Centenário.
Também recebem as famílias das crianças que fazem parte do projeto social Cata Vento, além do Educandário, Santa Casa, Lar São Vicente de Paulo, APAE e Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer (Vicc).
Segundo a secretária de Assistência Social, Luciana Perucio, a procura pelas atividades dos Cras, aumentou. “Acredito que a entrega destes produtos despertou o interesse em participar dos encontros, que abordam, entre outros assuntos, a importância da alimentação saudável, principalmente para idosos”.
A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé (Coafai). Através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) é repassado recurso para os pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar, fornecedores dos produtos.
O prefeito Heliton do Valle destaca a importância do projeto: “É uma rede de benefícios àqueles que consomem produtos fresquinhos e de qualidade, e aos que têm a possibilidade de aumentar sua renda. É o social trabalhando lado a lado com o fortalecimento da economia do município”.
A Secretaria de Assistência Social informa que está em análise a possibilidade de aumentar o número de cestas distribuídas.