Município foi representado pela coordenadora de Saúde Bucal e odontopediatra, Dra. Soraia Bujokas

Publicado em 8 de agosto de 2022

Projeto de Itararé (SP) é destaque no Congresso Brasileiro de Odontologia de Bebês e Gestantes

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, participou, no último final de semana, nos dias 05 e 06 de agosto, do Congresso Brasileiro de Odontologia de Bebês e Gestantes, em Londrina (PR).

O projeto itarareense chamado Linguinha Solta foi um dos 16 trabalhos selecionados para ser apresentado em painel eletrônico à renomada banca de Odontopediatria Brasileira durante o evento.

Representado pela coordenadora de Saúde Bucal e odontopediatra, Dra. Soraia Bujokas da Rosa Silva, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2016 pela Secretaria, proporcionando a realização da cirurgia de frenectomia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os bebês que nascem com a “língua presa”.

Conforme a Dra, todos os bebês nascidos no município realizam o teste da linguinha, no qual a fonoaudióloga avalia se há a presença da anquiloglossia e a necessidade da cirurgia. Em caso positivo, o bebê é encaminhado ao Centro Odontológico para a avaliação e realização do procedimento. “Os resultados são evidentes já no pós-cirúrgico, observando-se uma melhora no aleitamento e no desenvolvimento do recém-nascido, evitando problemas também na respiração, na deglutição e na fala”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o reconhecimento do projeto é um incentivo para a equipe. “Essa atenção e cuidado com os recém-nascidos vem desde 2016, início da nossa gestão. É gratificante ver que a iniciativa tem trazido a tranquilidade para todas as mães do nosso município e, agora, serve de inspiração para outras cidades”, comemora.