Publicado em 5 de agosto de 2025

Nova sede está localizada na Praça Siqueira Campos, nº 20
O Projeto Guri, um dos maiores programas socioculturais do Brasil voltado à formação musical de crianças, adolescentes e jovens, iniciou nesta segunda-feira (4) o segundo semestre de atividades em Itararé (SP) com uma grande novidade: a mudança de sede. A nova estrutura, localizada na Praça Siqueira Campos, nº 20, no centro da cidade, passa a oferecer melhores condições de ensino e acolhimento para os alunos e professores do polo.
A iniciativa, realizada em parceria entre a Santa Marcelina Cultura e a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, oferece aulas totalmente gratuitas de canto, percussão, violão, iniciação musical para crianças e iniciação musical para adultos.
Segundo a coordenadora do polo, Vitória Medeiros, o espaço anterior não possuía estrutura adequada para o desenvolvimento pleno das atividades pedagógicas e artísticas: “Agora, com o apoio da atual gestão, o projeto ganha um novo fôlego e um ambiente mais digno, seguro e inspirador para os estudantes”, destaca.
“O Projeto Guri é uma oportunidade incrível para nossos jovens aprenderem, se expressarem e se desenvolverem por meio da música. Por isso, fizemos questão de garantir a esse programa o espaço que ele merece”, destacou o prefeito João Fadel Filho, que esteve presente na nova sede no dia do início do novo semestre.
A mudança representa mais do que uma adequação física, é um reconhecimento da importância da música na formação humana e no fortalecimento de vínculos sociais e culturais. “É um projeto musical sensacional, que por muito tempo não recebeu a atenção devida. Agora, com essa nova estrutura, reafirmamos nosso compromisso com a arte, a educação e o futuro dos nossos alunos”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Eventos, Fábio Alexandre Nogueira.
As matrículas para o segundo semestre estão abertas e podem ser feitas diretamente no polo de Itararé. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 19h30. Já o atendimento administrativo ocorre às terças, quintas e sextas, das 13h30 às 17h30.
Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG ou certidão de nascimento da aluna(o) (original e cópia);
- RG do responsável (original e cópia);
- Comprovante de matrícula escolar;
- 1 foto 3×4 recente;
- Comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3531-3152 ou pelo e-mail polo.itarare@santamarcelinacultura.org.br.
