Publicado em 14 de fevereiro de 2017

Projeto ‘Violeiros de Pedra Branca’ ganha apoio da Prefeitura

Alunos farão apresentação nesta quarta-feira (15), na Feira da Lua

A Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé (Coafai) iniciou, há cerca de um ano, o projeto ‘Violeiros de Pedra Branca’. A ação envolve os moradores do bairro e tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural de adultos, crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Itararé (SP) por meio da Coordenadoria de Cultura oferece apoio, emprestando seis violões e se comprometendo em divulgar o trabalho do projeto através de convites para participação em eventos do município.
“É uma iniciativa singular na inclusão social de crianças, adolescentes, além disso contribui com a construção da cidadania e o desenvolvimento de habilidade socieducativas, por isto fazemos questão de estar junto, apoiando no que for preciso”, enfatiza o coordenador da pasta, Alisson Riveli.
O projeto atende cerca de 25 alunos entre jovens, adultos e crianças. As aulas que são gratuitas acontecem duas vezes na semana, na sede da Associação de Moradores e são ministradas pelo músico Luiz Fernando de Mello.
“Recebi o convite para assumir as aulas, pois já tinha alguns alunos particulares e faço parte da pastoral de música da igreja católica e hoje recebo uma ajuda de custo da Coafai”, contou Mello. Para ele, a importância do projeto vai além do prazer que a música proporciona, é uma forma de transformação: “ O projeto transforma a vida de nossas crianças, afasta os jovens das drogas, que infelizmente é um mal que até a zona rural não fica imune, e aos adultos leva boa música, música sertaneja que é a nossa essência aqui no interior”.
O músico afirmou também que a Associação Cultural Abel Israel, fez a doação de 10 violões novos para o Projeto, o que serviu de grande incentivo na conquista de novos alunos. “ Com o aumento de alunos, busquei parcerias e comecei a divulgar o projeto, então a Associação se interessou pelo projeto e doou os instrumentos”.
Este ano o projeto irá expandir e de acordo ainda com Mello uma banda está em formação. “Para os que já aprenderam música faremos ensaios apoiando os talentos do bairro agregando violeiros, cantores e músicos em geral que tenham a intenção de seguir carreira na área”.
Riveli informou que a Coordenadoria de Cultura colocou em prática uma ação de incentivo à projetos como o ‘Violeiros de Pedra Branca’ e durante os próximos anos Itararé terá acesso a uma programação musical voltada à valorização de artistas locais. “Queremos que nossos talentos tenham o reconhecimento que merecem e é através da presença deles em eventos que o sucesso será alcançado”.
O prefeito Heliton do Valle afirmou que faz questão de apoiar projetos relacionados à música: “como músico, sou saxofonista, entendo a importância da música na formação cultural do cidadão; é uma área que só engrandece aqueles que a admiram”.
Os ‘Violeiros de Pedra Branca’ se apresentam nesta quarta-feira (15), dia de Feira da Lua, a partir das 19 horas, no palco da Praça Francisco Alves Negrão, mais conhecida como Praça São Pedro, no centro da cidade.
Associação Cultural Beneficente Abel Israel – É uma associação privada de Itararé, fundada em 27 de abril de 2009, que tem como atividade principal as associações de defesa de direitos sociais.

violao1 violao3