Publicado em 21 de fevereiro de 2025

Nesta quarta-feira (21), foi realizada uma reunião da Sala de Situação com todo o secretariado municipal. O encontro contou com a palestra do especialista Paulo Ribeiro e teve como foco a definição de estratégias para o combate à Dengue em Itararé (SP).
A integração entre todas as secretarias foi destacada como essencial para que as ações sejam eficazes e para ampliar a conscientização da população sobre as formas de prevenção. Dados atualizados apontam que o município já registra 15 casos positivos da doença, sendo o bairro Tonico Adolfo o mais afetado. Além disso, 114 pessoas aguardam os resultados dos exames.
Segundo dados do Governo do Estado, em 2023, Itararé registrou 1.663 casos de Dengue e um óbito, reforçando a importância de medidas preventivas. Durante a reunião, foi ressaltado que ações eficazes começam dentro de casa, pois é no ambiente domiciliar que os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, geralmente se proliferam.
O especialista Paulo Ribeiro alertou que o município está em estado de alerta devido ao aumento dos casos de Dengue. Além disso, destacou que o Governo do Estado decretou na manhã de hoje, estado de emergência por conta da escalada da doença. Segundo ele, após o Carnaval a situação tende a piorar, pois muitas pessoas viajam e podem trazer a doença para a cidade, assim como turistas que chegam ao município também podem trazer o vírus.
Na ocasião também foram traçadas estratégias que serão implementadas nos próximos dias para conter a proliferação do vetor e minimizar os impactos da doença na população.
A Prefeitura reforça a necessidade de colaboração da comunidade na eliminação de criadouros e na adoção de medidas preventivas para garantir um ambiente mais seguro para todos.