Publicado em 30 de maio de 2018
No ano passado, mais de 30 pessoas completaram o tratamento com sucesso
Interessados em largar o vício devem procurar o Posto de Saúde a que pertence
Celebrado nesta quinta-feira (31), o ‘Dia de Combate ao Tabaco’ foi instituído para alertar a população sobre os males que a dependência da nicotina, uma das substâncias nocivas do cigarro, podem trazer ao organismo.
Com o objetivo de reduzir estes dados e a prevalência de usuários do cigarro, a Secretaria Municipal da Saúde de Itararé (SP) aderiu no ano passado ao Programa Antitabagismo, onde são realizadas palestras e prescrição dos medicamentos aos pacientes. Durante o tratamento, os fumantes passam por um programa de orientações em grupo semanais e são acompanhados diretamente por um enfermeiro e uma médica por cerca de um mês.
Na primeira turma, mais de 30 pessoas completaram o tratamento com sucesso, conta a secretária da Pasta, Ana Souza. Para ela, apesar das dificuldades que muitos enfrentam para largar o cigarro, os resultados foram muito bons. “Estamos empenhados em diminuir o número de fumantes da cidade, quem precisar de ajuda pode procurar os postos de saúde, para mais informações ”, enfatiza.
Segundo ela, ainda não há data para o início da segunda turma. “Estamos no aguardo das orientações e distribuição dos medicamentos pelo Estado”, explica.
Saiba mais – Os interessados em obter mais orientações sobre a melhor maneira de começar a parar de fumar devem procurar a médica no posto de saúde ao qual pertence. Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone (15) 3531-8160.