Publicado em 31 de maio de 2017
Cultura melhora a memória, o raciocínio e o metabolismo cerebral
Prezando pela valorização da terceira idade, a Secretaria Municipal de Saúde promove com os idosos, que fazem parte do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) uma agenda de atividades.
Na última semana 15 integrantes do grupo da Melhor Idade da Estratégia de Saúde da Vila Novo Horizonte, participaram da sessão de cinema com filme do Mazzaropi, no Teatro Sylvio Machado.
Segundo a dentista, Silvia Pontes, mensalmente haverá um café da tarde, com roda de conversa, sempre levando aos idosos um tema diferente, como medicamentos, saúde bucal, auto cuidado e alimentação saudável. “O objetivo é promovermos a saúde, além de fazer algo cultural. Desta vez foi cinema, o próximo evento será Festa Junina, depois passeios, entre outros”, conta.
Ainda de acordo com a dentista, a terceira idade caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações. “Há também alterações dos papéis sociais que resultam das mudanças bio-psicológicas relacionadas ao avanço da idade”, explica.
A Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” que é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas, e permitir que elas percebam seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo de toda a vida.
Por isso, promover a cultura é essencial para qualidade de vida dos idosos. É na fase do envelhecimento que surgem as desordens psicológicas e a perda da funcionalidade.
“A linguagem do cinema pode propiciar momentos de discussão e reflexão sobre nossa vida, nossa história e nos trazer conhecimento e aprendizado. As atividades de lazer mantêm o idoso fisicamente e intelectualmente ativo, melhoram a memória, o raciocínio e o metabolismo cerebral, tornando-se portanto um aliado fundamental para afastar as doenças mais comuns dessa faixa etária”, explica a secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza.