Ação se estende até 30 de abril

Publicado em 16 de abril de 2024

Saúde de Itararé (SP) realiza campanha de busca ativa a casos de Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza, até o dia 30 de abril, a campanha de busca ativa de casos de Tuberculose no município.

A ação tem como objetivo diagnosticar e prevenir a tuberculose, através da identificação e investigação do sintomático respiratório, resultando num aumento de detecção de casos de tuberculose. Com a medida, espera-se que o maior número de pessoas doentes recebam o tratamento precocemente, contribuindo para a redução do contágio e índices de mortalidade da doença.

Sintomas – Os sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga.

As pessoas com tosse há duas ou mais semanas, devem procurar uma Unidade de Saúde para fazer o exame de escarro; que é um exame simples e o resultado sai em torno de cinco a sete dias.