Iniciativa faz parte das ações do Maio Vermelho
Publicado em 20 de maio de 2022
Como parte das ações de conscientização do Maio Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde de Itararé (SP) realizou, durante os dias 11, 12 e 19 de maio, palestras sobre prevenção ao câncer bucal junto aos participantes do Serviço de Convivência do Idoso.
Durante as palestras, realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Centenário e Novo Horizonte, os munícipes, além de aprenderem mais sobre higiene bucal, passaram por avaliação odontológica e ainda receberam um kit contendo escova dental macia, escova para a língua, escova para prótese e pasta dental.

Conforme a coordenadora de Saúde, Soraia Bujokas da Rosa Silva, 58 pessoas foram avaliadas, das quais, 7 foram encaminhadas para uma segunda avaliação e uma para tratamento odontológico.
Segundo ela, o trabalho teve um feedback muito positivo. “Os idosos foram muito receptivos, perguntaram e participaram ativamente da explanação. A odontologia agradece a todos os funcionários que estiveram envolvidos no evento”, enfatiza.

Equipe – Participaram da ação os profissionais Dra. Soraia Bujokas da Rosa Silva, Dra. Silvia Pontes, Dr. João Carlos Polay e Dra. Flávia Polay, além das auxiliares Renata Correa Deppa e Geisemara Leite Rosa Bueno.
Maio Vermelho – Maio Vermelho é o Mês da Luta contra o Câncer de Boca.
Podem aumentar a probabilidade da ocorrência da doença o consumo de qualquer tipo de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos etc; consumo excessivo de álcool e dietas carentes em frutas e vegetais. A exposição solar sem proteção também pode aumentar as chances de desenvolver câncer nos lábios.
É importante frequentar o dentista, pelo menos, duas vezes ao ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.

