Publicado em 27 de janeiro de 2017

Secretaria de Agricultura de Itararé fornece bandeja de hortaliças para pequenos produtores

Iniciativa contribui com o aumento da geração de renda

Em mais uma ação para o aumento da geração de renda do município, o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou o projeto de produção de mudas de hortaliças.
Segundo o secretário da pasta, Castelar Pimentel Junior, serão fornecidas cerca de 40 bandejas semeadas por semana. “Em um primeiro momento serão contemplados 76 pequenos produtores, cadastrados pelo programa Banco da Terra. Eles vão produzir para abastecer a merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica.
O projeto conta com a parceria da Coafai – Cooperativa da Agricultura Familiar de Itararé, a qual fornecerá os insumos tal como sementes peletizadas, substratos, defensivos e bandejas descartáveis. Já a Prefeitura oferece toda a estrutura para o cultivo, além da consultoria dos técnicos agrícolas e mão de obra.
Castelar destaca ainda que as hortaliças sairão com custo menor. “ Será uma grande contribuição para o fortalecimento da nossa agricultura, pois o produtor pagará menos da metade do que ele paga hoje para iniciar seu plantio. Isto é um impulso importantíssimo para nossa economia”.
Do Valle afirma que esta também é uma forma de ter alimentos mais saudáveis na mesa, visto que as sementes cultivadas são da mais alta qualidade. “ Agora saberemos de onde vem e qual a qualidade das hortaliças, pois todo o processo será acompanhado por profissionais da nossa cidade, além disso ajuda nossos produtores a conquistarem novos clientes”.
A Secretaria Municipal de Agricultura informa que a horta municipal está em adequação para a produção das bandejas e até o final de fevereiro já estarão prontas para serem semeadas,

agricul2agricul1agricul