A instrução contou com a participação de 50 alunos da Turma de Atiradores de 2021
Publicado em 19 de maio de 2021
A instrução contou com a participação de 50 alunos da Turma de Atiradores de 2021
O secretário executivo da Defesa Civil de Itararé (SP) e sub-inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM), Sebastião Ademar Gonçalves, ministrou, nesta terça-feira (18), palestra para integrantes do Tiro de Guerra do município.
Os alunos receberam formação básica sobre os assuntos relacionados à Defesa Civil. A capacitação foi realizada para duas turmas de 25 alunos cada, totalizando 50 participantes.
Dentre os temas abordados na palestra, estão os conceitos básicos de Defesa Civil, a atuação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINPDEC), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e a formação e ações do Núcleo Comunitário (NUDEC).
De acordo com o sub-inspetor GCM Gonçalves, a instrução permite melhor desempenho dos alunos em futuras situações de desastres naturais. “Eles já integram o Plano de Contingência da Defesa Civil e podem ser acionados nas ocorrências de desastres naturais”, detalha.
O prefeito, Heliton do Valle, enaltece a importante parceria estabelecida em prol ao município. “Estabelecer laços entre as nossas forças municipais e órgãos de segurança pública é de suma importância para ter, quando necessário, uma efetiva força-tarefa que atue em benefício dos nossos munícipes, amenizando os impactos que os desastres naturais possam causar”, comenta.
Saiba mais – A Defesa Civil atua através de ações preventivas, assistenciais e de socorro em ocorrências de desastres naturais, com a finalidade de preservar o estado de normalidade da sociedade.
A Defesa Civil pode ser acionada em casos de desastres com vítimas e desabrigados, incêndios com vítimas, deformações em estruturas, desabamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Em casos de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada através do número 153.