Prefeitura de Itararé

Publicado em 4 de agosto de 2025


Semana de Artes Jorge Chueri é aberta com celebração à cultura e à história de Itararé (SP)

Programação especial destaca a contribuição do artista para a arte e a identidade local

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (4), a abertura oficial da Semana de Artes Jorge Chueri. O evento aconteceu no Teatro Sylvio Machado e contou com a presença do prefeito João Fadel Filho, de autoridades locais, educadores, estudantes e membros da comunidade.

A Semana de Artes integra a programação oficial dos 132 anos de emancipação político-administrativa do município e presta uma homenagem ao legado do artista plástico Jorge Chueri, itarareense brilhante e saudoso, falecido em 2018. A ação educativa e cultural é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, mas também é aberta ao público geral.

Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de assistir a um documentário sobre a vida e obra do artista no Teatro Sylvio Machado. Após a exibição, todos seguirão para a Casa de Cultura Juquinha Taques, onde estão expostas as obras originais de Chueri, proporcionando uma experiência imersiva, educativa e inspiradora.

“É uma alegria enorme receber vocês aqui no Teatro Sylvio Machado para abrir a Semana de Artes Jorge Chueri!”, declarou o prefeito João Fadel Filho em seu discurso de abertura. “Jorge é um grande orgulho para a nossa história, um exemplo de inteligência, sensibilidade e amor pela cultura. Que a arte dele inspire nossos alunos a sonhar, a valorizar nossa cidade e a descobrir o artista que pode existir dentro de cada um de nós.”

A secretária municipal de Educação, Gercilene Alcântara, também destacou a relevância do evento para a formação dos estudantes: “A Semana de Artes representa o encontro da educação com a cultura local. É uma oportunidade valiosa para que nossos alunos conheçam, apreciem e se inspirem na arte de um itarareense que levou a identidade da nossa terra para além das fronteiras.”

A programação é aberta ao público e para mais informações, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua São Pedro, 1654, ou a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, na Praça Siqueira Campos, 170.

Quem foi Jorge Chueri

Jorge Chueri (Itararé, 1º de agosto de 1922 – fevereiro de 2018) foi um artista plástico de renome, símbolo da cultura e da identidade itarareense. Filho de Simão Jorge Chueri e Maria Merege Chueri, destacou-se como pintor impressionista autodidata, compositor, carnavalesco e escritor.

Sem nunca frequentar escolas de arte, fabricava suas próprias telas usando tecidos simples, como algodão cru e sacos de embalagem, e desenvolveu uma técnica única com espátula que imprimia leveza às pinceladas. Entre suas obras mais celebradas estão a série “Via Sacra Itarareense” (15 telas representando a via‑crúcis em cenários da cidade) e “Os Bairros do Município de Itararé” (47 telas registrando detalhes demográficos e geográficos de cada comunidade).

Além da pintura, Chueri exerceu intensa atuação cultural como empresário, ele foi proprietário da Livraria e Papelaria Jorge Chueri, e como colaborador do Jornal O Guarani, entre outros jornais locais (utilizando pseudônimos como João da Aldeia e João Tamborim), compositor de marchinhas carnavalescas, fundador do Clube Recreativo Primeiro de Maio, diretor da Santa Casa e do Clube Atlético Fronteira

Sua produção artística foi reconhecida nacional e internacionalmente, com exposições no México, Espanha, Portugal, Itália, França, China, Bolívia e Chile, além de premiações como o Talentos da Maioridade do Banco Real.

Faleceu em fevereiro de 2018, aos 95 anos, mas seu legado permanece vivo na identidade cultural de Itararé e é celebrado em eventos como a Semana de Artes Jorge Chueri.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados