Saiba quais são os sinais de risco e como orientar uma pessoa a procurar ajuda

Publicado em 9 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre prevenção ao suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social.

Discutir e refletir sobre tema, rompendo tabus e conscientizando a sociedade sobre as formas de evitar o suicídio. São esses os objetivos que norteiam as ações da Prefeitura de Itararé (SP) durante o Setembro Amarelo.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Silvia Pontes, o suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social. “Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos”, detalha.

“Muito embora seja um tema complexo e cercado de estigmas, falar de forma responsável sobre o suicídio, bem como conscientizar e estimular sua prevenção, pode prevenir até 90% dos casos”, destaca ela.

Caso alguém que você convive comece a apresentar algum dos comportamentos abaixo, fique atento:
– Confissões negativas e falta de esperança com a vida e o futuro;
– Falta de esperança – A pessoa diz se sentir sem esperança, culpada, com falta de auto estima e têm visão negativa de sua vida e futuro;
– Isolamento – A pessoa pode se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechado em seus quartos, reduzindo ou cancelando atividades social que gostava de fazer;
– Comentários como “quero desaparecer”, “eu não aguento mais”, “vou deixá-los em paz”, “queria dormir e nunca mais acordar”, “eu queria estar morto”, “eu sou um perdedor e um peso para os outros”.

– 4 Passos para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio:
Converse – Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre o suicídio com essa pessoa, deixe-a saber que você está la para ouvir, ouça-a com a mente aberta, sem julgamentos, e ofereça apoio.

Ajude – Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde ou de saúde mental. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento.

Proteja – Se você acha que a pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Assegure-se de que ela não tenha acesso a meios de procurar a própria morte.

Acompanhe – Fique em contato para acompanhar como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo.

– Onde Buscar Ajuda?
– Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Rua Heitor Pedroso de Mello, 1540, Vila Santa Terezinha
Telefone (WhatsApp) 3532-4799