Evento orientação da equipe multidisciplinar do CAPS

Publicado em 20 de setembro de 2019

Setembro Amarelo: Prefeitura de Itararé (SP) realizará ação em prol a campanha

Iniciativa contará com diversas atividades alusivas ao tema de valorização da vida

Quando alguém passa por algo difícil, todo dia é dia de procurar ajuda. Setembro, no entanto, é um mês especial, escolhido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para a campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Visando isso, a Prefeitura de Itararé (SP) realizará, na segunda-feira (23), o Dia D do ‘Setembro Amarelo’.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perucio, a ação começará com uma passeata, partindo da praça Adhemar de Barros, às 13h30. A mobilização seguirá até a praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro) onde serão disponibilizados serviços e shows musicais para a população.

Segundo Luciana, a iniciativa contará com diversas atividades alusivas ao tema de valorização da vida. Além disso, também haverá corte de cabelo, manicure e maquiagem gratuitos com os alunos da Escola da Beleza, a fim de promover a uma maior autoestima aos munícipes.

A secretária municipal de Saúde, Ana Maria Souza, destaca ainda que uma equipe multidisciplinar da saúde mental municipal estará à disposição na praça. “Teremos um espaço para conversas e orientações sobre tratamento e saúde. Nossa equipe está de braços abertos para recepcionar e sanar dúvidas de todos aqueles que precisarem”, enfatiza.

Para o prefeito, Heliton do Valle, eventos como esse são de suma importância no combate à depressão. “É importante que as pessoas superem o medo e a vergonha e busquem ajuda profissional para combater essa doença. Temos trabalhado para proporcionar atendimento médico de qualidade e, assim, mudar muitas vidas para melhor”, destaca.

Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.