Publicado em 15 de setembro de 2015

Teatro Municipal exibe o premiado longa ‘Vida de Menina’

Publicado por Imprensa em: 15 de setembro de 2015 às 11:19

A sessão espontânea acontece na próxima sexta-feira, dia 25, às 20h. A entrada é gratuita!

Pouco após a abolição da escravatura e a proclamação da república no Brasil, Helena Morley, começa a escrever seu diário, que revela seu universo e um país adolescente como a menina. Além de se achar feia, ela é magra, desengonçada e sardenta. Não é boa aluna nem comportada como a sua irmã. Mas Helena, como nenhuma outra garota de Diamantina, escreve. É neste diário que ela debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira.

Baseado no livro “Minha Vida de Menina” de Alice Dayrell, sob o pseudônimo de Helena Morley, o filme dirigido por Helena Solberg ganhou seis Kikitos de Ouro no Festival de Gramado de 2004 por Melhor Filme (Júri Oficial e Júri Popular), Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. No mesmo ano foi eleito pelo júri popular como melhor filme no Festival do Rio e, em 2005, no Festival de Cinema de Natal, foi novamente premiado por Melhor Filme (Júris Oficial e Popular).

Além do longa, o Teatro Municipal de Itararé exibe o curta ‘Tudo o Que é Solido Pode Derreter’. Aos 15 anos, Débora compartilha com Hamlet as dores e dúvidas da adolescência.

A sessão é uma realização do programa ‘Pontos MIS’, uma parceria entre Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Itararé. Escolas, projetos e entidades podem agendar exibições nos dias 24 e 25, quinta e sexta-feira, às 9h ou às 14h, através do telefone (15) 3532-8000 r.8077 ou do e-mail cultura@sitecidade.test.

Sessão de cinema Pontos MIS
Filmes: Tudo o Que é Sólido Pode Derreter e Vida de Menina