Publicado em 15 de maio de 2014

Tropeada de Itararé a Sorocaba chega a sua 9ª edição

tropeadabanner

Entre os dias 16 e 24 de maio, acontece a 9ª edição da Tropeada Itararé à Sorocaba. Serão 360 km de aventura, resgatando a história Tropeira da região.

A saída dos tropeiros acontece na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, às 9 horas no Centro de Eventos de Itararé e terá a duração de 10 dias. A comitiva passará pelas cidades de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.

O evento é organizado pelo Caminho Paulista das Tropas, Circuito Cultural e Turístico, Caminho dos Tropeiros, Sorocaba e Região (Convention & Visitors) BUREAU e tem o apoio das prefeituras participantes.

História
Os tropeiros surgiram entre os séculos 17 e 19. Viajavam no lombo de burros e mulas, suprindo as necessidades de alimentos e produtos manufaturados entre a região sul e sudeste do País.

O transporte que hoje é feito por caminhões, antigamente era feito pelas tropas arreadas, um conjunto de oito a dez animais equipados com cangalhas nas quais eram penduradas as canastras ou as bruacas contendo as mercadorias.

Saída: 16 de Maio de 2014 (sexta-feira) às 9h
Local: Centro de Eventos de Itararé-SP

Chegada: 24 de Maio de 2014 (sábado) em Sorocaba
Local: Largo do Divino e no dia 25 de Maio (domingo) participação do encerramento da 48ª Semana do Tropeiro de Sorocaba.

Assessoria de Imprensa da P.M.I