Após dois anos da paralisação do evento, cavalgada retoma com estimativa de até 300 participantes

Publicado em 20 de maio de 2022

Tropeada Paulista 2022: Tropeiros partem de Itararé (SP) à Sorocaba (SP) neste sábado (21)

Com saída de Itararé (SP), a Tropeada Paulista 2022 inicia neste sábado (21). Os muladeiros partirão do Centro de Eventos, às 08h, com destino a Sorocaba (SP), passando pelas cidades da região, em um percurso de 360 quilômetros.

Serão oito dias de viagem, com chegada prevista no destino final no dia 28 para o pouso, encerrando com o tradicional desfile no dia 29.

A Tropeada partirá com aproximadamente 100 cavaleiros, passando pelos municípios de Itaberá (SP), Itapeva (SP), Taquarivaí (SP), Itapetininga (SP), Sarapuí (SP), Capela do Alto (SP), Araçoiaba da Serra (SP), finalizando em Sorocaba (SP).

Durante a cavalgada, os cavaleiros farão paradas para alimentação e descanso nas cidades que integram o trajeto. Em cada uma delas, mais tropeiros devem se juntar ao grupo. A estimativa é de que, ao final do percurso, sejam, em média, 300 participantes.

Saiba mais – Itararé é a cidade escolhida para a partida dos cavaleiros pois é o município que
representa o marco zero do movimento dos tropeiros. Conforme a história, o mesmo trajeto percorrido na Tropeada era o caminho feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (SP), com destino a feira de Muares em Sorocaba (SP). A passagem destes desbravadores, datada no século XVIII, contribuiu para o desenvolvimento do estado.

De acordo com a organização do evento, toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes no evento.