Publicado em 2 de junho de 2015

Turismo de Itararé participa de seminário turístico com a presença do ministro das Cidades

Publicado por Imprensa em: 2 de junho de 2015 às 9:30

Aconteceu no ultimo dia (29/05) na Estância Turística de Itu o Seminário: Turismo como Fator de Desenvolvimento no Centro de Formação de Professores de Itu.

O evento promovido pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo em parceria com a Frente Parlamentar Mista em defesa do Turismo do Congresso Nacional teve como apoio a Secretaria de Turismo Estadual e a Desenvolve SP. No encontro estiveram presentes o Ministro das Cidades Gilberto Kassab, Deputado Federal Herculano Passos, Deputada Estadual Rita Passos, Deputada Estadual Célia Leão, Subscretário de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado João Caramez, Prefeito de Itu Sr. Tuize, Presidente da APRECESP, Presidente da ABIH, Prefeitos, Vereadores e Gestores do turismo municipal e estadual.

A sessão solene de abertura foi conduzida após a 9h30 onde foi explanada a importância desse motivador da economia estadual e federal e as diretrizes propostas para o desenvolvimento do turismo através da criação dos Munícipios de Interesse Turístico pela Lei Estadual n 1261 de 29 de Abril de 2015.

Foram realizadas palestras sobre:

• Apoio ao crescimento econômico e sustentável do Estado de São Paulo – Representante da Desenvolve SP.
• Frente parlamentar mista em defesa do turismo do Congresso Nacional – Dep. Herculano Passos.
• Associativismo e Plano Diretor de Turismo – Mestre em Turismo Mário Beni e Fernando Zuppo – Gerente Executivo da APRECESP.
• Rede Hoteleira e Interiorização de Eventos – Bruno Omori da ABIH e Toni Sando presidente do Convention & Visitors Bureau
• Exposição do projeto de lei PLC 32/12 – Sr. João Caramez

Esse Seminário mostrou através da composição da mesa e palestrantes a importância e o direcionamento que o estado paulista está tomando para as ações de incentivo econômico através do Turismo. A participação em massa por aproximadamente 500 pessoas aponta o interesse dos municípios em alcançarem o titulo de “Interesse Turístico” e assim desenvolver sua economia local e regional.

Itararé esteve presente com a presença do Coordenador de Turismo Edilson José de Moraes que desenvolve frente à coordenadoria municipal o trabalho de cumprimento dos requisitos para a inclusão nesse seleto quadro a ser formado.

Segundo o coordenador “desde 2013 estamos adequando o município e organizando o Inventário Turístico Municipal com a equipe da coordenadoria, levantando assim o potencial e criando diretrizes para o Plano Diretor de Turismo, outros requisitos e documentos já estão sendo encaminhado à Secretaria estadual conforme suas solicitações”.

“Esse é um trabalho de base fundamental que irá beneficiar nossa cidade na criação e apresentação de futuros projetos estaduais e federais”, finalizou Edilson.

edilson-itu

O Coordenador de Turismo de Itararé, Edilson José de Moraes, participou nesta sexta-feira (29/05), do seminário “Turismo como Fator de Desenvolvimento”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores em Itu