Encontro aconteceu na terça-feira (16)
Publicado em 18 de maio de 2023
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, participou, na última terça-feira (16), de mais um encontro junto aos municípios integrantes da Região Turística dos Cânions Paulistas. A reunião aconteceu em Nova Campina (SP).
Durante a reunião, foram debatidos assuntos de interesse regional, tais como a inclusão de dois novos municípios na região turística, sendo eles Itaberá (SP) e Taquarivaí (SP). A inclusão dos novos municípios tem como finalidade preencher a lacuna deixada por Guapiara, que deixou de fazer parte do quadro para integrar a Região Turística das Cavernas.
Outro ponto abordado também foi a apresentação do projeto “Rota de Cicloturismo”, que pretende interligar as cidades de Itapeva, Ribeirão Branco, Nova Campina, Bom Sucesso de Itararé, Itararé, Itaberá e Taquarivaí por meio do Ciclismo ou Cicloturismo por estradas cênicas na zona rural.
O projeto foi elaborado por Mateus Lopes de Almeida de Itapeva e Felipe Almeida de Nova Campina. Durante a apresentação foi enfatizada a importância dessa modalidade turística para o desenvolvimento da região. “De alguma maneira os ciclistas, ao passarem pelas comunidades, contribuem para melhorar a auto-estima dos seus habitantes, pois estes passam a valorizar mais o seu lugar, onde outras pessoas vêm, às vezes de tão longe, e de forma tão inusitada e ousada, conhecer e levar boas lembranças”, enfatizam os elaboradores do projeto.
Já o representante de Ribeirão Branco, Leonil Pereira, apresentou aos demais membros a possibilidade de se realizar um torneio de futebol entre as cidades integrantes da atual região turística.
Por fim, a reunião serviu, ainda, para apresentar aos futuros novos integrantes (Itaberá e Taquarivaí) as vantagens da integração de mais municípios na Região Turística dos Cânions Paulistas.
Conforme o representante de Itararé, Luis Américo, a união dos municípios fortalece o desenvolvimento turístico e econômico da região. “Sabemos que o desenvolvimento turístico e econômico da região depende da união de todas as políticas públicas para uma maior representatividade perante o governo estadual. O turismo é o elo que nos une, a prosperidade da região como um todo é a nossa meta!”, finaliza.