Atividade aconteceu na última quinta-feira (17)

Publicado em 22 de agosto de 2023

Turismo de Itararé (SP) promove passeio com idosos do Projeto SCFV no Parque da Barreira

No total, 25 idosos participaram da experiência

Com a finalidade de promover uma jornada memorável de integração, conhecimento contato com a natureza, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, na última quinta-feira (17), um passeio a um grupo de 25 idosos participantes do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pelo Parque Ecológico da Barreira.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo demonstrou seu compromisso em promover experiências enriquecedoras para os moradores de Itararé, ao disponibilizar o acompanhamento do turismólogo Luis Américo, responsável por conduzir o grupo ao longo dessa empreitada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Novo Horizonte, também desempenhou um papel essencial ao designar as assistentes Miriam e Kelin, responsáveis por garantir o bem-estar e os cuidados necessários aos participantes.

A atividade começou com o transporte do grupo da sede do CRAS até o Parque da Barreira. A partir dali, os idosos seguiram a pé para percorrer a trilha que vai do Pontilhão ao Chuveirinho. Durante todo o trajeto, os participantes demonstraram entusiasmo, demonstrando especial atenção aos detalhes da flora local. Muitos dos idosos exibiram um conhecimento apreciável sobre as propriedades medicinais das plantas, compartilhando saberes sobre ervas e arbustos encontrados ao longo do caminho.

Ao longo da trilha, os participantes foram instruídos sobre as diferentes vegetações presentes na área, incluindo o cerrado, a mata atlântica e áreas de reflorestamento. Além disso, também tiveram a oportunidade de aprender sobre a relevância histórica do local, enriquecendo ainda mais sua experiência. Contudo, o ponto culminante desse passeio foi a troca de conhecimentos e experiências entre os próprios integrantes do grupo. O ambiente ao ar livre proporcionou um cenário propício para interações e aprendizados, ao passo que os idosos se divertiram e absorveram novos saberes que podem ser compartilhados com outros visitantes no futuro.

Para o prefeito, Heliton do Valle, destaca a importância da colaboração entre as Pastas. “Essa experiência fantástica e revigorante é um exemplo notável de como a cooperação entre as Secretarias pode enriquecer a vida de nossos munícipes. Promover o turismo em nossa cidade é significativo quando ele serve tanto aos visitantes quanto aos residentes locais, proporcionando momentos memoráveis e construindo laços comunitários”, finaliza.