Município é o primeiro da região a disponibilizar o equipamento

Publicado em 22 de novembro de 2022

Turismo para todos: Em iniciativa inédita, Prefeitura de Itararé (SP) disponibiliza cadeiras de trilha adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida

O aparelho consiste em uma cadeira adaptada para que pessoas com mobilidade reduzida possam passar por trilhas de difícil acesso

Em Itararé (SP), o turismo é para todos! E, com esse mote em mente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, disponibilizou seis Cadeiras Julietti para a população do município.

Conforme o coordenador da Pasta, Marco Antonio Pereira, o aparelho, do projeto ‘Montanha para todos’, consiste em uma cadeira adaptada para que pessoas com mobilidade reduzida possam passar por trilhas de difícil acesso.

Segundo ele, Itararé é pioneira na região ao disponibilizar aos aventureiros a cadeira especializada. “Com o avanço no turismo, não podemos nos esquecer da importância da inclusão, proporcionando a todos a alegria do turismo de aventura e contemplação”, detalha Marco.

Reserva – Para utilizar a cadeira é necessário fazer reserva com pelo menos cinco dias de antecedência a data do uso, uma vez que é necessário o treinamento dos operadores acompanhantes sobre o correto uso do equipamento. Fica determinado o uso máximo de dois dias consecutivos para uso da cadeira e, para os casos de retirada na sexta-feira, três dias, não excedendo o período total de uso de 72 horas.

O interessado deverá informar no ato do pedido a data/intervalo do uso, nome completo, CPF, endereço, telefone e endereço eletrônico, além de preencher um Termo de Responsabilidade disponibilizado pela Secretaria.

As reservas podem ser feitas através do telefone (15) 3531-3778, ou pelo e-mail turismo@itarare.sp.gov.br.

Saiba mais – O material foi adquirido pela Prefeitura por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência.

O valor investido em dois kits de cadeira de trilha, que contam com seis cadeiras, duas estações/suportes e dois totens informativos, é de R$ 37.600,00.

Montanha para todos – O projeto Montanha para Todos busca incentivar e viabilizar o acesso à atividades na natureza para pessoas com algum tipo de deficiência de mobilidade.

O projeto nasceu da promessa de Guilherme Cordeiro a sua esposa Juliana Tozzi, acometida por uma síndrome neurológica, que a deixou com mobilidade reduzida.

Com muito estudo e pesquisa, Guilherme começou a desenvolver uma versão nacional de uma cadeira adaptada para as montanhas para que assim, Juliana, e outras tantas pessoas, pudessem se aventurar em locais de difícil acesso.