Publicado em 11 de agosto de 2015

Turismo Religioso é lançado na região

Publicado por Imprensa em: 11 de agosto de 2015 às 8:59

Na última sexta-feira (07) as lideranças do turismo e da igreja católica estiveram reunidos para discutir estratégias sobre o desenvolvimento regional do Turismo Religioso

Com o objetivo de estimular o segmento do turismo, a ação pretende criar um Circuito Religioso do Sul Paulista e ajudar a fomentar a visitação aos templos religiosos. Esse foi o quarto encontro, tendo sido o primeiro em Itararé. Estiveram presentes representantes dos municípios de Itapeva e Itaberá. Também fazem parte do projeto as cidades de Itaporanga, Bom Sucesso de Itararé e Nova Campina.

O lançamento do projeto está previsto para este mês e contará de início com três roteiros: Abadia Nossa Senhora de Santa Cruz em Itaporanga; em Itararé o roteiro passará pela Abadia Nossa Senhora de Fátima, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Pedro e Gruta da Santa Nossa Senhora de Lourdes no Parque da Barreira; em Itapeva o roteiro seguirá pela Catedral de Sant’ Ana e Capela do Carmo; e em Itaberá o passeio visitará a Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição, Igreja São José, Igreja Santo Antonio, Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Os demais municípios assim como os outros templos, igrejas e santuários serão acrescentados conforme o levantamento desse inventário. As festas religiosas, peregrinações e outros eventos também farão parte do calendário regional.

“O item principal para o sucesso desse projeto, a região já possui, e são as igrejas, templos e santuários, que além da bela arquitetura possuem uma riqueza cultural bem diversificada”, comenta o coordenador de turismo de Itararé. “A infraestrutura de apoio para hospedagem conta agora também com algumas acomodações no próprio templo, um exemplo é o Mosteiro de Itaporanga” destaca Edilson de Moraes.

O turismo religioso tem como característica aliar o lazer à afirmação da fé e religiosidade. Esse segmento desloca cerca de 15 milhões de pessoas por ano no Brasil e de acordo com a EMBRATUR o potencial de crescimento ainda é muito grande.

tur1

tur2