Iniciativa do Governo Federal prevê distribuição gratuita de absorventes higiênicos

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Desenvolvimento Social de Itararé (SP) divulga Programa Dignidade Menstrual

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulga, aos beneficiários do Cadastro Único, sobre o Programa Dignidade Menstrual.

A iniciativa, de autoria do Governo Federal, prevê a distribuição de absorventes higiênicos a pessoas inscritas no Cadastro Único, que tenham de 10 a 49 anos de idade; tenham renda mensal de até R$ 218 e sejam estudantes de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 706), ou esteja em situação de rua.

Para fazer a retirada dos absorventes, basta apresentar, em qualquer farmácia credenciada, a autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso. A emissão do documento pode ser realizada no aplicativo ou site do Meu SUS Digital. Na hora da retirada, é preciso apresentar documento oficial com foto e número do CPF. A retirada de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita pelo seu representante legal.

Como gerar o documento de autorização – A emissão de autorização para retirada de absorventes será feita exclusivamente por meio do Meu SUS Digital, que pode ser acessado pelo site meususdigital.saude.gov.br/login ou pelo aplicativo Meu SUS Digital.

Saiba mais – Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.